Conexão nativa com banco de dados no Delphi

Bom, o assunto que iremos abordar neste artigo é Conexão Nativa entre o Ambiente de desenvolvimento Delphi e Banco de Dados MySQL, PostgreSQL e Firebird.

A Conexão Nativa é a conexão feita diretamente entre o sistema e o banco de dados sem uso de nenhum tipo de driver auxiliar, como por exemplo conexões que usam ODBC, tornando assim a conexão do sistema com o banco de dados muito mais rápida e, consequentemente, tornando o sistema também muito mais leve.

Para trabalharmos com estas conexões nativas nos bancos de dados MySQL, PostgreSQL e Firebird iremos utilizar um dos mais comums componentes para Delphi entre os desenvolvedores: o Zeos.

O Zeos é um componente OpenSource e Free (Gratuito). Você poderá fazer o download do Zeos no site: www.zeoslib.net (Link para Download). Neste artigo iremos utilizar a versão 6.5.1-Alpha que é a mais recente lançada.

Após feito o Download do Arquivo Zipado, descompacte em um diretório de sua preferência, porém lembre que ele não é uma instalação, então vai permanecer sendo usado sempre.

Usaremos o diretório C:\Zeos. Decompacte todo o conteúdo do arquivo ZIP neste diretório. Após descompactado, o primeiro passo é entrar no diretório C:\Zeos\Lib\MySQL e copiar todos os arquivos DLL para C:\Windows\System32 e faça a mesma coisa com as DLLs do diretório C:\Zeos\Lib\PostgreSQL.

Estas DLLs são as DLLS de conexão do Banco de Dados. São exatamente as mesmas que vem junto ao banco de dados. Ou seja, caso você já possua elas no seu Sistema Operacional, poderá desconsiderar este passo.

O segundo passo é abrir o Delphi. Vá ao menu Tools -> Enviroment Options Selecione a guia Library.

Clique no botão “…” para abrir a janela de adição. Novamente clique no botão “…” para buscar o diretório que vamos adicionar. Selecione o diretório C:\Zeos\src\component e clique em OK .

Assim ele voltará à tela anterior. Basta clicar em ADD. Repita o mesmo procedimento adicionando todos os diretórios contidos dentro da pasta src, ou seja:

C:\Zeos\src\component
C:\Zeos\src\core
C:\Zeos\src\dbc
C:\Zeos\src\parsesql

C:\Zeos\src\plain

Após ter adicionado todos estes diretórios, pressione OK em todas as janelas e abra o Menu File, Open Project.

Vá até o diretório do Zeos, abra o Sub-diretório packages, e abra a pasta referente a sua versão do Delphi. Dentro desta pasta você encontrará uma package chamada ZeosDbo . Selecione e aperte OK.

Após ter aberta a Package, será aberto o Project Manager do Delphi contendo 5 Arquivos Bpl conforme imagem abaixo:

Seguindo a ordem que abrir, clique com o botão direito sobre o Zcore.bpl e selecione a opção Compile. Aguarde um instante enquanto é compilado o pacote, e depois clique novamente com o botão direito emcima do Zcore.bpl. Selecione a opção Compile.

Se tudo correr bem, você receberá a seguinte mensagem:

Repita este procedimento com todas as outras BPLs, seguindo a ordem de cima para baixo que elas estiverem. O último BPL trará uma mensagem diferente dos demais, exibindo o nome de todos os componentes que foram instalados e no final dizendo que foram instalados com sucesso.

Pronto, está finalizada a Instalação do componente Zeos, uma guia será incluida na sua paleta de Componentes, chamada Zeos Acess. Uma dica que eu sempre dou é a de fechar o Delphi antes de fazer o uso do mesmo. Ao fechar o Delphi, ele perguntará se deseja salvar as packages do Zeos que vocês acabaram de Instalar. Selecione a opção Não.

Fonte: http://imasters.uol.com.br/artigo/3377

Anúncios
Marcado com: ,
Publicado em delphi
Um comentário em “Conexão nativa com banco de dados no Delphi
  1. Wanc disse:

    Bem colocado assolan! Gostaria de ressaltar que a versão do Zeos atualmente em uso é a 6.6.4-stable, que tem muitas melhorias.

    A nova versão não tem os componentes específicos para PostgreSql e removeu a unit que dava suporte para Triggers que existiam na versão 6.5.1-alpha. Mas vale a pena atualizar, pois a versão é bem mais estável.

    Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: