Guia de Banco de Dados – Em mangá

Essa semana, lendo o br-linux fui surpreendido com uma novidade muito interessante. A Novatec Editora divulgou a tradução de uma série de manga para português.

A série Guia Mangá explica as principais matérias científicas e técnicas usando quadrinhos em estilo japonês. Cada guia é escrito por um cientista ou matemático com amplo conhecimento na área e é ilustrado por um profissional em mangá, garantindo a autenticidade e a exatidão que os leitores procuram.

O primeiro título da série é o guia sobre Bancos de Dados, recém-publicado pela Novatec Editora, que será seguido pelos guias sobre Estatística, Eletricidade e Cálculo, e em breve serão lançados também os guias sobre Biologia Molecular e Física.

No Guia Mangá de Bancos de Dados o leitor acompanha como Tica ensina Ruruna e Cain a criar um banco de dados para gerenciar as vendas, mercadorias e exportações de seu reino e aprende como os bancos de dados funcionam e o significado de termos como esquemas, chaves, normalização e transações.

Este guia também traz ensinamentos sobre como extrair dados de um banco relacional utilizando operações relacionais e de conjunto, sobre como aplicar o modelo Entidade-Relacionamento para representar com precisão seus próprios dados. E ensina também a controlar permissões de usuários e utilizar bloqueios para evitar conflitos e duplicidade de dados e a utilizar SQL para atualizar ou consultar dados e criar relatórios.

Ficou curioso? Você pode baixar uma amostra aqui.

Referências:

http://www.novatec.com.br/livros/mangabd/

http://br-linux.org/2009/guia-de-banco-de-dados-em-manga/

Anúncios
Marcado com: ,
Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: